4 dicas para Recepção de Clínicas e Escritórios!
- portoarquitetoss
- 14 de set. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2020
A recepção é o cartão visita, é a primeira vivência que seu cliente ou paciente terá ao entrar no seu espaço. Esse é o local que o paciente, acompanhantes e parceiros comerciais irão te esperar e será sua oportunidade de proporcionar uma excelente experiência, para essas pessoas saírem com a imagem positiva do seu negócio.
A recepção deve ser um local que transmita a personalidade do negócio, sendo um espaço que podemos aproveitar para trabalhar os conceitos de marketing e de comunicação, reforçando a marca.
Vamos enumerar aqui quatro dicas para você montar sua recepção garantindo um ambiente acolhedor, confortável e de sucesso.

1 . ENTENDA SEU PÚBLICO:
Conhecer o seu público permitirá que você prepare o espaço de acordo com a expectativa das pessoas que irão frequentá-lo. A experiência de esperar deve ser prazerosa, para isso a pessoa deve estar o mais confortável possível! As cadeiras devem ser confortáveis, limpas e espaçadas.
Por exemplo: Se seu público alvo são pais que normalmente levam as crianças, com essa informação é possível projetar um espaço que ofereça entretenimento para essas crianças Fazendo com que a experiência dos pais seja positiva.
2 . ATENÇÃO NAS CORES :
As cores são responsáveis por transmitir sensações aos usuários do espaço. Em consultórios e clínicas é importante que as cores sejam usadas de forma estratégica, com intuito de tranquilizar, refletindo um ambiente de paz e aconchego as famílias que por ali passarão.
Deve-se evitar o uso de cores que agitam os pacientes, que causam desconforto e insegurança, afinal partimos sempre de que o ambiente de saúde deve proporcionar o melhor ao paciente, contribuindo na qualidade de vida e perspectiva de recuperação. Nesse sentido, a cor deve ser vista como uma ferramenta que participa dessa mudança, uma vez que pode proporcionar bem-estar e tranquilidade.
Muitas vezes as cores são usadas de forma equivocada para destacar um determinado ponto, porém nem todo destaque é positivo, é interessante ser analítico ao usar essa ferramenta a fim de compor o espaço de forma equilibrada e coerente.
Usar uma paleta de cores vai te guiar na escolha das cores das paredes, almofadas, estofados e móveis. E se você precisar de ajuda pode contar com a Porto Arquitetos!

3 . INVISTA NOS MÓVEIS PARA RECEPÇÃO
O balcão é o principal móvel da recepção, ele define uma área de destaque e nobre do ambiente. O balcão possui uma função muito importante dentro do funcionamento da recepção, é nele que seu cliente receberá o primeiro atendimento. Ele deve ser um lugar limpo, organizado e sua disposição deve ajudar à agilidade da atendendente, para que o atendimento seja otimizado.
Para cadeiras estofadas é muito importante ficar atento às estampas, para que elas não demonstrem que são peças muito antigas e desgastadas. As cadeiras devem ser confortáveis, limpas e com aspecto conservado, isso demonstra o seu apreço e cuidado pelos pacientes ou clientes.
Além de ser o espaço que você pode demonstrar seu apreço pelo paciente é o local para reforçar seu nome ou sua marca. Colocar informações e sua identidade visual em locais estratégicos pode ser um diferencial conquistar e trazer novos pacientes.

4 . ABUSE DE UMA COMUNICAÇÃO VISUAL ESTRATÉGICA
A recepção deve ser enxergada como um espaço que sua marca pode ser afirmada, para seu cliente sair pronto para te indicar ou te avaliar com 5 estrelas no Google Meu Negócio!
Para isso, a marca deverá ser trabalhada de forma estratégica dentro do espaço, por meio de letreiros, informações de qualidade, brindes e entre outras possibilidades.
A iluminação deve ser usada a favor do espaço, valorizando os pontos altos. É possível criar cantinhos especiais com apenas alguns móveis e iluminação direcionada, podendo criar um espaço para o café, revistas ou alguma informação que você queira passar para quem estiver esperando.
Comments